A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal




sábado, 11 de agosto de 2007

Ferro

Um intelectual de acção, um jornalista que sabia escrever e pensar, um cosmopolita que criou uma propaganda séria, que não precisava de ofender e mentir, António Ferro, escreveu a Salazar a carta que se segue:
27-11-934
Exmo. Sr. Dr. Oliveira Salazar
Como V. Ex.ª tem estado ocupadíssimo com assuntos duma importância vital para os interesses da Nação e do Estado Novo, não tenho insistido para que V. Ex.ª me receba. A mais de quinze dias, porém, da minha chegada a Lisboa começo a sentir a necessidade moral, urgente, de lhe explicar o que fiz, ou tentei fazer, durante a minha recente viagem e de receber de V. Ex.ª aquelas indispensáveis directrizes para o andamento de certas questões cuja resolução se torna urgente.
A estas razões de ordem oficial ou burocrática, junta-se ainda - perdoe-me V. Ex.ª esta nota sentimental - o desejo de o ver, de lhe falar, depois duma longa ausência.
Aguardando as ordens de V. Ex.ª creia-me sempre seu amigo dedicado e seu incondicional servidor
António Ferro
ANTT/AOS/CP - 112, fls. 236/237