A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal




quinta-feira, 1 de março de 2007

Mais dois

É uma vergonha passar uma semana sem escrever no blogue. Desculpa blogue. Não é por mal. É falta de tempo e é não ter o que escrever.
Acabo de ler que esta semana foram agredidos mais dois professores. E o Público avança números desoladores:
"Segundo números avançados ontem pelo coordenador do Observatório de Segurança Escolar, João Sebastião, no último ano lectivo registaram-se 390 agressões contra professores dentro e nos acessos aos estabelecimentos de ensino, 207 agressões contra alunos e 766 relatos de injúrias contra funcionários. No total registaram-se 3523 ocorrências contra pessoas, às quais se juntam ainda 1768 acções contra o património – roubo de bens de alunos, professores, funcionários e equipamentos – só nos estabelecimentos de ensino sob alçada das direcções regionais de educação do Norte e Lisboa."
Os 30 anos do sistema de ensino desta III República levaram a isto: à violência quotidiana, ao crime banalizado. A autoridade não se exerce ou não existe; os alunos insultam, roubam, ameaçam e não aprendem; os professores não conseguem ensinar e são agredidos; os pais são brutais deseducadores. A escola pública fracassou. É a grande calamidade dos tempos que correm. E os irresponsáveis do Ministério não se decidem a avançar para a única possível solução: a privatização do ensino primário e secundário.