A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal




quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Societa Iesu

A 27 de Setembro de 1540 o Papa Paulo III aprovava, finalmente, a Companhia de Jesus, idealizada e criada pelo basco Inácio de Loyola. Inácio conhecia as durezas da guerra, peregrinara na Terra Santa, aprendera na Universidade da Salamanca, e vivia em Paris, quando em 1534, com mais sete companheiros, pronunciou os habituais votos de pobreza e castidade. A estes juntaram a obediência total ao Papa. Inácio sabia que Roma não era flor que se cheirasse: o Papado viva no luxo, na luxúria, no nepotismo, na rivalidade política entre as grandes famílias da fragmentada Itália, incapaz de travar a implantação do protestantismo por vastas regiões da Europa.
Se no mercado religioso europeu havia um concorrente de respeito, nas Américas, na África e na Ásia, abundavam os gentios que desconheciam o Evangelho. Dar-lhes a conhecer Cristo era o grande objectivo dos jesuítas. Era a oportunidade de redenção e de expansão da fé. Imbuídos de curiosidade e respeito pelas culturas autóctones, dotados de sólida formação teológica e de coragem física, os jesuítas partiram à evangelização do mundo: em 1542 estavam em Goa, em 1549 no Brasil e no Japão, em 1560 em Angola e Moçambique, em 1565 em Macau, em 1583 na China, em 1624 no Tibete. Não eram muitos, mas eram bons. Ensinavam o catecismo, criaram e geriram dezenas de colégios do ensino secundário, visitavam presos e doentes, conheceram o martírio. Sem a acção missionária dos jesuítas o Catolicismo não seria hoje, presumivelmente, uma religião mundial. Não é assim, Filipa?

1 Comments:

Blogger Filipa said...

Luís, acrescento apenas que, durante um decénio, em base experimental, as Províncias da Companhia de Jesus irão estabelecer parcerias com leigos, unidos com um acordo contratual, sem que isso suponha a integração no corpo da Companhia. Deste modo, permanece a salvo o específico da vocação leiga, ainda que tomemos parte no trabalho apostólico dos jesuítas. Assim, somos convidados a agir e “em tudo amar e servir”.

12:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home