A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal




domingo, 11 de março de 2007

Universidades à rasca

Parece que as Universidades privadas estão a perder clientes. Cerca de 30.000 alunos nos últimos 9 anos, segundo a notícia do Público. Não me surpreende e não me entristece. É quebra merecida e justa: os serviços prestados são genericamente maus, abundam professores imprestáveis e alunos ignorantes. Os primeiros fazem figura de corpo presente em troca do salário, os segundos acham estudar uma maçada e esmeram-se a cabular. Nas universidades privadas a obtenção da licenciatura ou do mestrado não decorre do mérito; garante-se com o pagamento pontual das propinas. As aulas pasmam e desolam, o debate é uma miragem, o vigor intelectual rareia, a investigação escassa.
Durante anos, todos andavam contentes com a ficção: as universidades orgulhosas das contas de gerência, os alunos eufóricos com o canudo e o Estado vaidoso das suas estatísticas de nível quase europeu. Era uma triple entente que parecia funcionar.
Estaria tudo bem se a sacana da realidade não fizesse das suas. Mas fez. E as dezenas de milhares de licenciados desempregados, as dificuldades económicas e as falências das universidades, os avisos e as queixas das entidades empregadoras, provaram que este casamento de conveniência não poderia aguentar tanta traição às exigências da economia global.