A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal




domingo, 24 de outubro de 2004

Ministro Mexia

O Ministro António Mexia impressionou-me. Argumentou com clareza e serenidade, mostrou profundo domínio e conhecimento dos assuntos mais relevantes do MOPTC. Sabe o que quer, sabe distinguir entre o essencial e o acessório, sabe decidir, parece ser muito exigente consigo mesmo e com os seus colaboradores. Não é um político, não precisa do cargo para se promover profissionalmente. Com a sua inteligência e a sua determinação, enriquece o currículo e serve Portugal.
A sua presença no Governo suscita a interrogação : porque se auto-prejudica o Governo ao ter na sua composição pessoas que notoriamente não têm a competência técnica e a habilidade política para ser ministros? Ninguém é insubstituível e a presença dos medíocres ou desajeitados não se pode explicar pela inexistente falta de alternativas.
A. Mexia provoca ainda outra reflexão: ele é o exemplo da superior capacidade do PSD em cativar, graças à sua heterogeneidade social e cultural, e à sua pluralidade de ideias e valores políticos, a colaboração de gestores e técnicos que efectivamente sabem exercer as suas funções: os "independentes" sem intoxicações ideológicas preferem naturalmente o PSD ao PS.