A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal




quarta-feira, 10 de novembro de 2004

Muro de Berlim e o PCP

Foi há 15 anos e lembro-me com nitidez do que senti. Há 15 anos vimos a merecida felicidade dos berlinenses em directo, longamente divididos pela guerra fria, empobrecidos pela penúria e aprisionados por proibições, perseguições e invenções ideológicas. Estava em casa,acompanhado pelo meu amigo R., então ainda militante da JCP. Eu supreendido e eufórico por assistir à derrota do sistema comunista; o R. triste e estupefacto, a culpar o patrão da URSS pelo descalabro.
A próxima alegria neste campo será o fim da importância política do PCP, a sua quase extinção, coisa que não deverá tardar mais de 10 anos atendendo à faixa etária de parte significativa do eleitorado comunista. O PCP, que lamentou a queda do muro e a reunificação alemã, que sempre obedeceu às ordens da URRS e que foi por ela fartamente financiado, provocou em 1974 e 1975 incomensuráveis danos a Portugal e aos portugueses : sendo um inimigo das liberdades, não faz falta à nossa empobrecida democracia.

1 Comments:

Blogger Ana de Castro said...

É por essas e por outras que estou cada vez mais cansada da política.
Por vezes, dou por mim a duvidar sobre o que está certo ou errado..
Concordo que o comunismo está moribundo mas o que não está?

Acho que hoje acordei céptica, pessimista..:)


Um abraço

Imortalidade

11:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home