A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal




sábado, 18 de dezembro de 2004

Carta ao Pai Natal

Pai Natal

Espero que não te incomodes por te tratar por tu. Como mais vale tarde que nunca, creio ser esta a primeira vez que me dirijo a ti com verdadeira intensidade e esperança. Sei que existes. Tenho-te visto em variados locais: nas ruas de Lisboa, nos centros comerciais, nas televisões. Ao contrário de uma outra entidade, muitas vezes representada com barbas iguais às tuas, que prima pela ausência e que o bom cineasta César apelidou de obscuro, tu pareces realmente omnipresente. Portanto, confio em ti, acredito na tua eficácia e atrevo-me a fazer-te revelações que nem às paredes confessei.
Este ano, Pai Natal, foi talvez o mais complicado da minha existência. Faço-te um resumo para que me acredites: inventei uma doença potencialmente devastadora ( que entretanto já engavetei ); profissionalmente não fui excelente; a namorada, em vez me insensatamente me dizer ai és o homem da minha vida, saturou-se e despediu-me pelo telefone; estive poucas vezes com os meus amigos, que estupidamente teimo em quase nunca procurar; o Sporting deu-me desgostos sucessivos; e para cúmulo, parece que os incompetentes do PS se preparam para voltar a fazer sérios estragos ao país.
Concordarás que tudo isto não é pouco. Não recuso responsabilidades, mas sinto-me no direito de te pedir múltiplas prendinhas. Nos dias que correm, a famosa frase do excessivo Descartes evoluiu mais ou menos para isto: consumo, logo existo. E eu, como verificas, existo, e quero consumir bens materiais.
Segue-se a lista que sei que não perderás. Começo pelos livros. São para mim oxigénio Pai Natal. Sem eles, qual bibliófago, definharia. Muito me agradaria, pois, receber o último romance do Lobo Antunes, a reedição das entrevistas de António Ferro a Salazar, as Novelas de Tchékov, as Farpas do Eça e do Ramalho, as Noites na Granja do Gógol, o Wilt em parte incerta do Sharpe e o último livro publicado do Gore Vidal. Se os conheces, entenderás as escolhas. Como sabes, Pai Natal, nem só de livros vive o homem. E assim, do pé para a mão, ocorrem-me outras necessidades: cortinados e uma estante castanhos para o meu quarto; perfumes, cuja marcas ficam à tua sábia escolha, para encantar olfactos femininos; óculos de sol que me caíam bem que os actuais ainda prestáveis mas já cansados. E para acabar, porque não me sinto capaz de o fazer, agradecia, Pai Natal, um telefone com aquela tecnologia que permite as fotografias, para estar mais próximo das pessoas que me fazem alguma falta e de quem estou separado pela geografia.
Creio que satisfarás com alegria e sem dificuldade estes pedidos. Sou razoável, não peço mercedes, nem quintas no Alentejo, nem uma namorada inteligente e bonita e generosa, nem férias na Gronelândia a almoçar com os ursos polares que são lindos. O que peço poderás, se quiseres, colocar ali junto à arvore de natal de plástico que o R. comprou e que parece ser capaz de durar uma carrada de Natais. Pai Natal, conto contigo. Não me desapontes e tem saúde.