A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal




quarta-feira, 8 de dezembro de 2004

Do dicionário

As eleições, que são o esperado favor de Sampaio aos seus camaradas, aproximam-se. A abstenção tem sido, nos últimos anos, compreensivelmente elevada: em 1991 foi de 32,2%, em 1995 de 33,7%, em 1999 de 38,9% e em 2002 de 38,5%. Mais de um terço dos eleitores tem optado por não alinhar naquilo que Mussolini considerava a "arte de fazer crer ao povo que é ele que manda". Porque os partidos ultimam estratégias, escolhem candidatos, elaboram programas e preparam o circo propagandístico, parece-me oportuno transcrever duas definições constantes do Dicionário Político do Ocidente, indispensável obra editada em 1979, da autoria do professor António Marques Bessa, que teve a colaboração de Adriano Moreira, Borges de Macedo, Jaime Nogueira Pinto e José Miguel Júdice.

Partidocracia - Etimologicamente, designa o governo dos partidos, ou seja, um regime político baseado nestes aparelhos. A partidocracia é, para muitos autores, um sinónimo de sistema político moderno e uma organização típica das democracias industriais. A distribuição real do poder, em vez de obedecer às instituições consagradas na Constituição, resulta antes dos acordos entre os partidos.
Efectivamente, nestes Estados, só os partidos cosntituídos podem competir pelo poder político, estando a selecção da classe política assegurada pela concorrência eleitoral entre eles. O poder está monopolizado por estas formações e resulta extremamente dificil romper tal situação. É virtualmente impossível a um cidadão ou grupo político encontrar expressão ou possibilidades de vitória na corrida para o poder, sem se integrar ou estar apoiado por qualquer uma das máquinas partidárias do sistema constituído.

Partido - Organização ideológica que tem por objectivo conquistar ou participar no exercício do poder político. É o instrumento clássico da luta política, sobre que assenta a estratégia de assalto ao comando do Estado. O estudo da sua estrutura demonstrou que todos os partidos são governados por uma oligarquia, que os dirige e manipula à sua vontade, sem que os eleitores possam interferir significativamente. É, portanto,um aparelho sob controle e propriedade de uns quantos indivíduos.

1 Comments:

Blogger Ana de Castro said...

Com ou sem Partidocracia,Partido, a verdade é que, as democracias modernas têm mais mais uma força política em jogo chamada: abstenção.
O que nos coloca a questão: Será democracia a melhor via..

Tema longo..O futuro nos dirá..

1:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home