A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal




sábado, 27 de novembro de 2004

Pequena apologia das mulheres

Parece que este blog é lido essencialmente por meninas e senhoras, o que me apraz e envaidece: é público sensível e generoso. Permito-me uma pequena apologia da mulher. Lembro que são as mulheres as menos insensíveis à miséria alheia, são aquelas que mais ajudam os infortunados que ganham a vida no metropolitano repetindo milhares de vezes quem tem a bondade e a possibilidade de me auxiliar e todos têm a possiblidade mas poucos a bondade; são as mulheres que estão em maioria nas associações não governamentais, são as mulheres enquanto mães as pessoas capazes de se preocuparem mais com os filhos do que consigo próprias. São as mulheres as melhores conhecedoras do altruísmo e da capacidade de sacrifício. Sofrem porque amam e honram deveres e compromissos, como a minha linda avó, que durante mais de 3 anos diariamente velou pelo meu avô massacrado por uma doença neurológica devastadora, me revelou de uma forma que sei que nunca vou esquecer.
Os exemplos poderiam multiplicar-se. São também as mulheres as principais vítimas da violência doméstica, feita de agressões físicas, de ameaças, de insultos. A APAV, uma instituição de efectiva utilidade pública, cujo site acabei de conhecer, tem as lamentáveis estatísticas do assunto disponíveis para consulta.
As mulheres casadas ou vivendo em união de facto, com idades entre os 36 e os 45 anos constituem o grupo de maior risco. São mães e ganham o seu salário, estão no apogeu da suas faculdades intelectuais, atingiram a maturidade comportamental, e em casa convivem com animais falantes. Ou seja, há um número significativo de homens que além de sexualmente inepto ou pouco atencioso, que além de incapaz de proporcionar prazer e de produzir alegrias, ainda se esmera em gerar sofrimento. Eu meti-os na prisão ou mandava-os para Cuba.

2 Comments:

Blogger Ana de Castro said...

Caro Arquivista,

Agradeço a apologia, não fosse eu mulher.
Contudo, aqui está um tema sobre o qual todos somos responsáveis.
Desde aquele que bate, ao que assiste até ao que pune.
Se fosse assim, talvez as estatísticas não fossem tão depreciativas para um país que se diz na União Europeia.

11:07 da tarde  
Blogger Amora Silvestre said...

Querido Arquivista: é uma mulher que te fala :o)
Por favor, retirem-nos os sacrifícios, retirem-nos a correcção de honrar deveres, retirem-nos todos esses pesos de meninas lindas, belas e com uma imensa capacidade de amar. Eu não desejo para mim nada disso!!
Quanto mais carregamos a mulher com esse tipo de adjectivação, menos livre ela fica para se poder portar mal. É fundamental que o ser humano possa "portar-se mal". É a nossa estrutura.
Que pena que eu tenho que sejam as mulheres a preocupar-se com os filhos, porque isso, em termos de equilíbrio para a criança, é péssimo. A ausência dos homens da educação dos filhos (Isso é coisa de mulheres...) provoca falhas na vida emocional dessa criança no futuro. E isso é bom? Não seria melhor se a mulher se colocasse nos seus 50% de dever de educar e deixasse o pai carregar os outros 50% que lhe competem? Repito: para bem do filho... não para conforto de qualquer um dos pais.
As características humanas são isso mesmo, humanas. Não são típicas de homens ou mulheres. Há mulheres que são óptimas pessoas e há homens que são pessoas maravilhosas. Isso nada tem a ver com o sexo da pessoa, mas da sua qualidade como ser humano.
Eu faço sempre a apologia do ser humano - que adoro; independentemente de ser homem ou mulher, o ser humano, com todos os seus erros e virtudes, é fantástico!

8:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home