A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Portugal




sábado, 20 de novembro de 2004

Tédio ???

Às vezes acontece-me ouvir e ler pessoas dizerem ai que aborrecimento, ai que não se faz nada, estou aqui a passar o tempo. Isto causa-me estranheza e até algum pasmo. Hoje, no campo do aproveitamento do ócio, a oferta é virtualmente ilimitada : basta escolher, ter curiosidade, decidir uma navegação electrónica. Não falta informação para assimilar, conhecimento a produzir, entretenimento para distrair. E muitas pessoas sofrem de tédio, o tal tédio que Schopenhauer dizia ser primordial fonte de sociabilidade : as pessoas preferem aborrecer-se acompanhadas que sozinhas.Eu, que como qualquer outra pessoa, sofro todos os dias, nunca me aborreço.Proibi-me tal obscenidade que insulta a vida. Observo a biblioteca - pequena vaidade patrimonial - e olá Lobo Antunes, viva Gore Vidal e Montaigne e Camus e Salazar e Tchékhov e Junger e Pulido Valente e Ballester e Filomena Mónica e Camilo, obrigado por me impedirem a tentação do tédio.

2 Comments:

Blogger Ana de Castro said...

Caro Arquivista,

Adorei este post, nem sei bem porquê.:))
Acho que foi a sua simplicidade e partilha.
Sempre achei que a palavra tédio foi inventada para podermos desculpar a nosso medo de viver.
Para mim tédio é a negação da vida.

E depois disso não há nada..

Um abraço.

5:39 da tarde  
Blogger Amora Silvestre said...

Fantástico!
Penso agora como estaria a sentir-se muita gente ao ler este post... precisamente os exemplos que tu dás são (infelizmente, na minha opinião), para a maioria, grandes casos, casos mortais de tédio e entediamento :o)

9:39 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home